segunda-feira, 1 de julho de 2013

O poder da Leitura

O Poder da Leitura

Atualmente saber ler é fundamental para se viver plenamente em sociedade. Diariamente nos deparamos com situações em que a leitura se faz necessária, temo que ler reportagens, entrevistas, outdoors, fixas técnicas, textos acadêmicos, etc. Dominar a leitura e suas formas é o caminho pelo qual conseguiremos assimilar as informações, as quais nos são impostas em forma de escrita. Para se ter uma boa leitura é preciso saber extrair as informações adequadas que os diferentes tipos de textos nos apresentam.
                Infelizmente nem todas as pessoas têm o domínio da leitura. Muitas até sabem decodificar caracteres, unir silabas formando palavras e palavras formando frases. Tudo, porém de forma mecânica sem sentido. Elas não têm o domínio da leitura de forma ampla, sabem lê, contudo, não interpretam, tais pessoas são rotuladas como: analfabetas funcionais.
                De quem, pois, seria a culpa de tais pessoas não terem o domínio da leitura? Seria delas mesmas, que não tiveram interesse suficiente para aprender? Dos pais que não acompanharam efetivamente sua alfabetização? Ou seria da escola, que ainda não tem estrutura adequada para ensiná-las?  O fato é que o analfabetismo funcional é uma pedra no sapato do país, o problema existe, todavia, a solução ainda não foi apresentada.
                Hoje o problema pode ser considerado público e precisa ser tratado pela coletividade. Precisamos trabalhar a leitura dos ditos analfabetos funcionais. As escolas poderiam oferecer-lhes mais programas de leitura, onde seriam ensinadas técnicas de aprimoramento e outros meios de sanar o problema. A população leitora poderia se voluntariar mais, se dispor a ajudar. Os pais precisam acompanhar com esmero a educação básica de seus filhos. O governo precisa investir em melhores projetos educacionais para que possamos ter um país melhor em desenvolvimento e uma população rica em cultura e instrução.
                A leitura é uma arma poderosa, ela é de suma importância para o bom desenvolvimento pessoal e nacional, não existe cidadão sem leitura, e muito menos nação sem cidadão. Valorizemos, pois, tal mecanismo de integração e conhecimento de mundo.

OLIVEIRA, Tiago Lacerda de.

Sousa, 01 de julho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acessibilidade net

Loading...