sexta-feira, 11 de maio de 2012






Mundo
Instituto federal de Santa Catarina terá primeiro campus bilíngue de libras e português 



http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=190078&codDep=1

O campus Palhoça-Bilíngue do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina será a primeira unidade bilíngue (libras - português) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O término das obras está previsto para o segundo semestre de 2012. Quando estiver em pleno funcionamento, serão atendidos 1,2 mil alunos, presenciais e a distância.


Atualmente são atendidos cerca de 130 alunos, em sede provisória na Faculdade Municipal de Palhoça, em Santa Catarina. Esses estudantes, entre surdos e não surdos, fazem o curso técnico de materiais didáticos bilíngue libras-português, inédito no País. Alguns fazem cursos de qualificação.


O diretor-geral da unidade, Vilmar Silva, explica que o campus terá dois focos: “Ofertar ensino para o público surdo e capacitar as pessoas para trabalhar com o público surdo.”


A unidade provisória existe desde 2010, quando foi montada a estrutura administrativa, e a primeira turma começou a ter aulas em 2011. Com duração de um ano, o curso visa formar profissionais capacitados em produção de materiais didáticos destinados a pessoas usuárias da língua brasileira de sinais (libras).


“Estes recursos podem apoiar o processo de ensino-aprendizagem em vários níveis escolares, especialmente na educação infantil, onde a aquisição da língua de sinais é primordial”, afirma Vilmar Silva.


(...) veja a postagem completa em: http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=190078&codDep=1

segunda-feira, 19 de março de 2012

http://globotv.globo.com/tv-verdes-mares/cetv-1-edicao-juazeiro-do-norte/v/juazeiro-do-norte-ce-recebe-seminario-de-lingua-dos-sinais/1860074/

 O I Seminário de LIBRAS em Juazeiro do Norte - CE, no dia 17 de março de 2012  foi maravilhoso. Quem participou ficou com aquela sensação de quero mais... fomentados a explorar um mundo novo, desbravando obstáculos de um novo universo vivenciado na vida e na mente de cada surdo. Alimentados pelos as palestras que pontuavam a Identidade e Cultura Surda. Desejosos a buscar respostas as inúmeras perguntas que surgem no clamor do Silêncio. Respostas que se abrem como um leque colorido das oportunidades que surgem no ser do profissional Intérprete, nas ânsias, frustrações e alegrias produzidas no espaço social das comunidades surdas,  que como bailarinas trilham em leves passos no salão social, das escolas, ruas, instituições ou órgãos competentes, por meio das sensibilidades produzidas e abordadas na pluralidade das situações comunicativas. Parabéns a todos os palestrantes Sueli Ramalho SegalaDiná Souza da Silva, Natália S. Almeida,Jean E. Peterson,  a equipe do SESC, as associações envolvidas INTRA-INSTITUTO TRANSFORMAR,  e a APILSMC ( Associação de Intérpretes da Língua de Sinais da Região Metropolitana do Cariri)... PARABÉNS PELO LINDO TRABALHO EM FAVOR A DISSEMINAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS...